sábado, 10 de julho de 2010

Angola : Luanda : Martucha, Eclipse e Noivas em Fuga!

Ontem fui ao cinema com duas amigas minhas lá do trabalho. Foi bem divertido. Compramos os bilhetes para ver Eclipse e depois fomos lanchar na Praça de Alimentação.
Conversa vai, conversa vem, uma das minhas amigas vê passando umas sobrinhas delas e acena para as meninas! Dai a minha outra amiga olha e diz:
-Vem cá, aquela ali não é a Martucha?
-É ela mesmo!

Dai eu pergunto:
-Quem é Martucha??

Miniflashback gigante:

Martucha nasceu em uma família pobre, de pais negros. Nasceu mulata, motivo pelo qual o pai dela, Armindo, desconfiou da traição da mulher e abandonou a família. Como poderia uma menina nascer "meio branca" com pais totalmente negros? A gente sabe que isso é até possível, mas na cabeça de Armindo e da maioria das pessoas não.

Pior, toda a família desconfiava que a mãe de Martucha, Domingas, havia traído Armindo e também traído sua irmã, pois morava com ela e seu marido, que era mulato! Estaria explicado a cor "clara" de Martucha: Domingas pegou o cunhado!

Mas Domingas, mulher guerreira, continuou a criar sua filha sozinha e sempre jurou de pé junto que nunca havia traído o marido. Dizia que um dia a verdade viria a tona. E veio.

Quinze anos depois, no colégio, Martucha é surpreendida por uma colega de classe que é a sua cara. Cospida e escarrada.

Martucha então é convidada a ir a casa dos pais dessa menina, ricos, e descobrem afinal que Martucha fora trocada na maternidade. Ela tem uma irmã gêmea. E a filha biológica de Domingas, bem negrinha como deveria de ser, ocupa o lugar de Martucha na casa dessa outra família. E, por ser negra com pais mulatos, sempre foi colocada de lado pelos pais e pela sua irmã.

A família rica quis comprar Martucha, aliciando Domingas com ofertas tentadoras. Mas nem Domingas e muito menos Martucha cogitavam a ideia de mudar de família. Martucha então continuou com Domingas, que teve sua honra resgatada. Armindo, o pai que abandonou a família, tentou voltar pra casa. Já era tarde.

Martucha hoje em dia não tem contato com os pais biológicos. De vez em quando encontra com a negrinha, filha biológica de sua mãe, que continua sendo meio rejeitada pelos pais de criação.

O caso ganhou tanta repercussão aqui em Angola que Martucha virou quase que uma popstar.
Não poderia perder a oportunidade de registrar esse momento. PS. Estou magro, por isso só sai com cabeça e nariz na foto!



Começou o filme. Mas o bom mesmo no filme de ontem foi a platéia. Os angolanos deram um show a parte. A cada indecisão de Bella, aparição de Jacob sem camisa ou de Edward puritano eles mandavam várias piadas hilárias. Eu ri mais do que em filme de comédia. E na hora que os três estão dentro da barraca de camping? To achando que se Bella demorar muito a se decidir, Jacob e Edward vão sair do armário juntos. E os angolanos também compartilham desta mesma opinião.

Saí do cinema com dor no maxilar. 

Mas minha alegria duraria pouco. Somente um guichê de pagamento de estacionamento para uns 500 angolanos e 1 brasileiro.

Íamos ficar uma hora na fila, no mínimo. Até que tive a brilhante ideia de ir até o caixa. Tinham dois caras, um recebendo o dinheiro e o outro ajudando a ele.

Porra, eu falei pro cara: Não seria mais fácil você também receber, olha o tamanho da bicha (fila em angolês)!


 Ele deu um sorrisinho meio pensando "filho da puta, me colocou pra trabalhar" e estendeu a mão pra receber meu ticket. Ô Glória, de vez em quando eu me dou bem né.

Saio então pro estacionamento e me deparo adivinhem com o que?
Umas 5 noivas passeando!



Aqui em Angola quando as pessoas casam elas vão passear pela cidade para mostrar que casaram. E um dos points favoritos dela é aparecer no shopping: de véu, grinalda, buquet, daminhas e carro enfeitado. Descem do carro e ficam andando por ali. Aproveitam para tirar algumas fotos nos jardins e árvores do estacionamento. Chega a ser inacreditável. Não pude também deixar de registrar esse momento.



Até que foi uma sexta divertida né?

Fui!

2 comentários:

  1. Porra.... vc parece uma mistura do garoto enxaqueca (MTV) e do pinóquio!! hahahahhaa

    ResponderExcluir
  2. hauahauhauahuahuaha

    Amigo cade o suplementoooooo ???
    Não tem ai ?
    Farinha na comidaaaa jaaaa

    beijocassssssssssssssss

    Luciana

    ResponderExcluir

Digo a Bordo!

"Ao retornar de uma viagem, não sei se o mundo diminuiu ou eu é que cresci."

Quer sugerir um destino? Tirar Dúvidas? Ou somente elogiar mesmo?
Escreva para rodrigofranco@digoabordo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...