segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Inglaterra : Londres : Palácio de Westminster, Big Ben e Abadia de Westminster!

Após observar tudo de cima da London Eye, descemos e fomos conhecer um dos mais importantes pontos turísticos de Londres: o Big Ben. Mas infelizmente não vimos. E muita gente que diz que viu, é mentira! Por quê?

Porque na verdade o Big Ben não é o belo e gigante relógio de 4 faces todo decorado, e sim o sino que badala de hora em hora mas que ninguém vê. Como diria o Jack Estripador (que por sinal vai ser assunto de algum próximo post!), vamos por partes:

O Big Ben é o sino principal que fica no topo da Torre do Relógio que faz parte do Palácio de Westminster, também conhecido como Houses of Parliament.

Entendido ou quer uma foto? Ok, uma foto!

DSC_0018

Confusões e brincadeiras a parte, todo o complexo é muito bonito. O palácio é composto pela Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes, que juntos formam o Parlamento Britânico. Nem muitos sabem, mas é ali dentro que são feitas as leis e tomadas as decisões que afetarão o destino do país! E pouquíssimos sabem que, SIM, se pode visitar e assistir a uma das sessões. Os residentes tem alguns privilégios, mas os turistas também tem sua vez! Acesse o site oficial para verificar os dias disponíveis!

DSC01264DSC01269

A arquitetura do complexo é lindíssima. Construída no inegável estilo gótico, os detalhes lhes saltam as vistas e parece que o edifício quer tocar o céu!

DSC01277DSC01276

A Torre do Relógio possui quase 100 metros de altura e abriga a parte visível do relógio. As vezes você pode não se dar conta, mas é realmente muito grande! Para você ter uma ideia, o ponteiro das horas possui 2,7 metros e o dos minutos 4,3m!

Cleaning_Big_Ben14 (12)

Dica: caminhando em direção oposta ao relógio, existe um parquezinho dentro do complexo que se pode entrar sem pagar nada. Não tem nada demais, mas é um bom lugar pra se tirar uma bela foto!

DSC_0117DSC_0118

Então já sabe: quando alguém falar que viu o Big Ben, tire onda e diga: não, você não viu. Você ouviu.

De lá, partimos rumo a Abadia de Westminster. Fica a pouco menos de 5 minutos caminhando e é outro dos grandes pontos turísticos de Londres. A abadia, fundada em 960, foi e ainda é palco de muitos dos casamentos reais, inclusive o do Príncipe William, e muitas coroações. Desde a coroação de Guilherme o Conquistador, neste local, em 1066, a Abadia tem sido a igreja da Coroação da nação. É também o local de sepultura e de memorial para muitas figuras históricas dos últimos mil anos da História britânica.

DSC_0094DSC_0110

Possui o mesmo estilo arquitetônico que o Palácio de Westminster, o gótico. Neste caso, um dos detalhes mais famosos deste estilo, os arcos, estão bem evidentes. Também se pode visitar, acesse o site oficial da abadia (em português!) para saber os horários, já que a mesma ainda funciona como um local religioso e possui programação de missas.

Mas pera aí, você, que adora esbanjar conhecimento (muitos deles adquiridos na wikipedia!), não vai explicar qual a diferença de abadia para catedral?

Claro, isso vinha agora:

Uma abadia é uma comunidade religiosa, sendo um monastério ou um convento supervisionado por um abade ou uma abadessa. Uma igreja que já foi parte de um monastério ou um convento também pode ser considerada uma abadia, que é o caso da Abadia de Westminster.

Já uma catedral é a principal igreja de um bispo. Ou simplesmente uma grande igreja!

Viu? Digo a Bordo também é cultura!

[Continua]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digo a Bordo!

"Ao retornar de uma viagem, não sei se o mundo diminuiu ou eu é que cresci."

Quer sugerir um destino? Tirar Dúvidas? Ou somente elogiar mesmo?
Escreva para rodrigofranco@digoabordo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...