quarta-feira, 25 de maio de 2011

África do Sul : Johannesburgo : Vapt-Vupt (Parte IV)

O Lion Park é um parque de 2km² que fica bem próximo de Johannesburgo. Para quem não tem muito tempo pela África do Sul e conhecer o Kruger, o maior parque do país, ficou fora do roteiro, o programa é uma excelente pedida para se sentir um pouquinho próximo da vida selvagem africana. Lá existem leões, é claro! Mas também existem zebras, girafas, gnus, antílopes, hienas e até um grupo de chitas!

lion-park

O parque foi criado em 1966 e hoje abriga mais de 80 leões, inclusive os quase extintos leões brancos. Hoje estima-se que existam somente 300 animais desta subespécie. Só por isso já vale a visita!

O mini-safári começa no campo dos animais herbívoros. Você tem duas opções para entrar: com seu próprio veículo ou com o tour do próprio parque, em caminhão apropriado para safári. Eu prefeir ir no tour do parque, pois assim seria acompanhando por um guia local. Para falar a verdade, o primeiro campo é bem entediante. Já tô cansado de ver zebras e afins em zoológico né? Tudo bem que lá eles estão soltos em seu “habitat”, mas obviamente todo mundo quer é ver os leões.

DSC_0239

Depois do massante excitante passeio no campo dos herbívoros, fomos para o campo dos carnívoros. De cara já chegamos na área dos leões! Ver os leões sem aquelas grades de zoológico é bem mais legal! Mas não espere vê-los correndo de um lado pro outro, caçando alguma zebra. Os leões são animais bem calmos e preguiçosos, pra falar a verdade. Dos 80 leões que vi, acho que só uns 2 ou 3 estavam acordados. E de todos, só um deles levantou! Mas mesmo assim valeu a pena. Dá uma olhada:

DSC_0262_ DSC_0267

Além dos leões, nesta área estão os cachorros selvagens, hienas e as chitas, também conhecidas como guepardo. Caramba, as chitas são os animais mais velozes do mundo, podendo chegar a uma velocidade de 120km/h e conseguindo fazer de 0 a 100km/h em apenas 3 segundos! Dei sorte porque quando entramos na área delas, o caminhão que alimenta os animais tinha acabado de passar. Elas ficaram que nem tarado no cio, correndo de um lado pro outro! Elas são rápidas MESMO. Uma delas inclusive deu um salto no ar que todo mundo no caminhão ficou embasbacado. Óbvio que eu também.

Cheetah running

Depois do tour, você pode entrar na incubadora dos bebês leões. Pra variar, eles também estavam dormindo, mas mesmo assim deu para fazer carinho e brincar um pouco com eles.

DSC_0292

Mas cuidado: o parque diz que a responsabilidade de entrar ali é inteiramente sua e eventualmente pessoas são machucadas pelos leõezinhos. Vamos combinar né, um filhote de leão com certeza já nasce com instinto de caça e tem uma pata se bobear maior que a de um pitbull. Será que um pitbull ganharia de um bebê leão? Agora fiquei curioso! (Amigos protetores dos direitos dos animais, fiquem tranquilos que eu fiquei só curioso, não seria a favor de que esse teste fosse realizado não, ok? Pra chegar um mandato de prisão pra mim não custa, né!?)

DSC_0295

Além dos bebês de leão, nesse espaço existem girafas, avestruz, hienas, dentre outros animais. Mas o que mais gostei de ver foi, sem dúvida, o suricato!

-Oi?

Vai dizer que não lembra do Timão, amigo do Pumba? Então, aquele bichinho engraçado é um suricato! E realmente, na vida real ele também é engraçado. O bichinho tava lá, em posição de alerta, debaixo de sol, se sentindo o rei da selva. Ele ficava olhando pra minha cara com um ar de desconfiança, serinho. Mas acabei descobrindo que os suricatos vivem em comunidades e dividem as tarefas, inclusive a de vigia! O turno era dele!

DSC_0309_

Olhei pro relógio e me assustei: já eram 4 horas da tarde e eu ainda não tinha almoçado. Fiz um lanche rápido na lanchonete do parque e “meti o pé”. Meu dia finalmente tinha acabado? Que nada, a próxima parada era o Nelson Mandela Square, um dos maiores shoppings de Johannesburgo. Afinal, sou um simples mortal e mereço umas compras!

Ah, falando em compras, vale ressaltar: dentro do Lion Park tem uma lojinha de souvenir com uns artigos muito legais. Artesanato, roupas, livros, bichos de pelúcia! Artigos bem bonitos e nem achei tão caro. Vale a pena conferir! Eu comprei umas peças de artesanato por um preço justo.

[Continua, ainda!]

2 comentários:

  1. Ah Rodrigo, I am SOOO Jealous!! I saw the pics of you with the Lions..you touched Lions, you were so close..I can't believe it..That is my ultimate dream!! Lucky you :D Lots of fun to read your stories..site looks good! Bye! Femke

    ResponderExcluir
  2. Esse park é lindo. Veja algumas fotos minhas
    http://www.flickr.com/photos/lucianomattos/sets/72157627225529889/

    ResponderExcluir

Digo a Bordo!

"Ao retornar de uma viagem, não sei se o mundo diminuiu ou eu é que cresci."

Quer sugerir um destino? Tirar Dúvidas? Ou somente elogiar mesmo?
Escreva para rodrigofranco@digoabordo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...