segunda-feira, 8 de março de 2010

Angola : Luanda : O embarque e as primeiras impressões

Enfim embarquei, mas por pouco perco o vôo.

Cheguei no check-in da Taag com duas malas. Eu já sabia q eu só podia levar 50kg nas duas. Pra minha surpresa, quando coloquei as malas na esteira, o mostrador marcou 59kg. Fudeu.

"Moça, quanto se paga por kg de excesso?"
"12 dólares, senhor!"

Ah não, vou dar um jeito nisso.

"Mas senhor, tem outro detalhe: a sua mala maior está com 39 kilos. Se o peso de cada mala ultrapassar 30kg ela não passa na esteira em Luanda, e vai pro terminal de cargas."

Ah não, vou dar um jeito nisso tb.

"Mãe, temos uma missão: tirar 9kg da mala maior e enfiar na minha mala de mão!"

E foi isso que fiz, por sorte levei dentro da mala uma outra malinha de mão e enfiei os tais 9kgs excedentes nela. Não posso esquecer de dizer que a Ju e a Moniquinha me ajudaram nessa também.

Ai chegou a hora da despedia.

Chororô daqui, chororô de lá.

Embarquei.

Sinceramente me supreendi com a TAAG. Foi o melhor avião que eu já peguei na minha vida, um boeing 777. Eu fui de classe econômica e em cada assento tinha uma mini TV com uns 7 filmes disponíveis, seriados, músicas, airshow e até video game! Ao lado da TV tinha um controle remoto que virava o controle do videogame! Muito legal! Assiti Assalto ao Metrô 1-23, com o Denzel Washington e John Travolta. Bacana.



O serviço de bordo também foi ótimo. A comidinha quente e sem gosto de plástico. Bem legal.


Ainda dei sorte de na minha fileira não vir ninguém. Fiquei com os 3 bancos só pra mim.
Se fosse uma viagem de turismo com certeza teria dormido o tempo todo, mas como estava deixando para trás minha família, amigos e pessoas que amo, não preguei o olho nem por um segundo.

Só os comissários e aeromoças que não achei assim tãaaao simpáticos.

Bom, cheguei no aeroporto e me supreendi de novo. Pequeno, mas bem organizado e bonito. Ouvi na fila da Alfândega que ele é novo, foi feito para o CAN, a Copa Africana de Futebol que teve sua sede em Angola. Ao sair fui recebido pelo motorista de uma empresa de táxi, o Sr. Domingos. Ele me recebeu com aquelas plaquinhas "Mr. Rodrigo Franco". Sempre sonhei em ser recebido assim um dia.

Ele me trouxe até em casa e no caminho já percebi que o trânsito aqui realmente não é lá essas coisas.



Cheguei em casa e fui recebido pelos meus companheiros de casa: o Alberto, corretor da empresa onde vou trabalhar, e o Elliot, gerente de lançamentos de lá também. Não sabia, mas o Elliot mora com uma namorada, a angolana Margareth. Super simpática. Eles são mais velhos, na casa dos 40 anos. Isso é bom, pois acho q posso aprender muita coisa com eles.

Meu quarto é bem legal. Amplo, com ar condicionado, um armário de 6 portas (que adoraria mostrar pros meus amigos Helio, Lucas e Cassia!), um criado mudo e uma escrivaninha, onde já deixei do meu jeitinho.



A casa também é bem estruturada, com uma ampla sala, também com ar e TV a cabo (com Globo e tudo!). A cozinha é arrumadinha, novinha. E os banheiros são simples mas funcionais. A casa ainda conta com gerador para suprir faltas de energia e cisterna.

Hoje é feriado aqui em Angola, pelo dia Internacional da Mulher (as mulheres que por aqui passarem e conseguirem chegar até essa parte do post sintam-se beijadas e abraçadas!), mas mesmo assim fomos dar uma volta nas obras dos empreendimentos que a minha nova empresa está comercializando. É impressionante.



As casas chegam a custar 3,5 milhões de dólares, em uma rua onde nem é asfaltada e está cercada por favelas (que aqui são chamadas de musseques). Tá, tudo bem que são mansões cinematográficas, mas pq custam tão caro? Petróleo e diamante, meus amigos. Atualmente a Angola é o maior produtor de petróleo da África, seguida pela África do Sul e Nigéria.



As discrepâncias são extremamente acentuadas por aqui. Na rua você vê uma mulher carregando uma bacia na cabeça quando por ela cruza uma 4x4 possante. Falando nelas, aqui é simplesmente o PARAÍSO das 4x4s. Também, com uma gasolina a R$0,50 o litro quem não ia querer? Sem falar que por aqui é necessário, pois a maioria das ruas ainda não é asfaltada e são cheias de calombos de terra. Andar por aqui é quase um ráli mesmo.



Bom, acho que falei demais né.

Não reclamem, pois se bobear não escrevo mais.




Até mais!

5 comentários:

  1. Poha.. não sabia q a TAAG é foda assim! E que Angola tem seus encantos...

    ResponderExcluir
  2. Amore,
    tô tão feliz que vc foi bem recebido e que o lugar é agradável. Vc vai se dar muito bem e será muito feliz!!!!!
    E se bobear eu vou até ai te visitar, quem sabe? rsrsr
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Rod!!!
    Como assim nao vai escrever mais?
    Nada disso!
    Lembra que eu te disse na sua casa? Quero saber de tudo! heheheh
    Te desejo muito sucesso nessa nova fase da sua vida! Arrebenta tudo por ai!
    Ah, obrigada pelo beijo e abraço pelo dia internacional da mulher. Acho que aqui podia ser feriado tambem mas só para as mulheres. hehehe
    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Amiiiigo! Quanta saudade!!
    Nossa fiquei muito feliz que td está dando certo! E tb com nossa fotinho na escrivaninha!!rs
    De verdade, que Deus te abençôe nesta nova empreitada (literalmente..hehe)
    Vou acompanhar o blog, hein!!
    Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Diiiiiiiiiiiiiic!!!
    Que bom q deu tudo certo por aí!! Fico feliz, de verdade, por saber q vc tá bem!!! Tô adorando esse blog tb, parece novela...tô acompanhando tds os capítulos..rs!!!
    Ahhh, ficou um espetaculo de cabelinho cortado e barba feita, todo engomadinho...Outra coisa, adoraria dirigir um desses 4x4, tem mt hidrante em Luanda???
    Só vou fazer uma crítica...não vi 1 foto sequer com pelo menos um pedaço da minha pequena pessoa, palhaçada...por isso e pra não perder o costume: VTNC!!!!
    TE ADOROOOOOOOOOO E TE DESEJO MUUUUUUUUUUUITO SUCESSO PQ VOCÊ MERECE DEMAIS!!!

    Bjs amigo INGRATO!!!!

    ResponderExcluir

Digo a Bordo!

"Ao retornar de uma viagem, não sei se o mundo diminuiu ou eu é que cresci."

Quer sugerir um destino? Tirar Dúvidas? Ou somente elogiar mesmo?
Escreva para rodrigofranco@digoabordo.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...